segunda-feira, 27 de maio de 2013

A TITULARIDADE DE FRED



Após o empate com o Vitória, o que ficou claro para todos é que Fred tem lugar na cozinha Colorada. Pedindo passagem desde o ano passado, torço para que o Europeu que o Inter contratar não tire nosso camisa 35 dos onze iniciais. 

Ele é bom jogador, compõe o meio-campo, é ligeiro e tem oportunismo na frente. Se chegar um Júlio Baptista (inteiro), que o Fred volte para a posição de segundo voltante e o Willians de primeiro, sendo Airton o sacado do time. 

Porém eu sou da escola de Fernando Carvalho e acho que o time tem que estar bem guarnecido atrás, um jogador do porte do Felipe Melo, Sandro, Hernanes ou Ramires cairia melhor no time titular do que um meia-atacante. 

Em tempo, outras constatações do primeiro jogo do Brasileiro:

- Cassiano passou Gilberto na hierarquia do ataque, graças a Deus. 
- Agenor não é tão bom, o que faz sentido, não é atoa que ele é reserva do reserva.
- Rafael Moura precisa jogar mais para o time, abrindo espaços. Do jeito que tá, se o Damião sair, a direção vai ter que trazer um substituto no ato. (Que não cometam o mesmo erro de quando o Nilmar saiu do time, em 2009 e o "substituto" já estava no elenco e atendia pela alcunha de Alecsandro).


sábado, 25 de maio de 2013

VITÓRIA 2 x 2 INTER - Brasileirão 25/5/2013



Impossível fazer um julgamento agora, essa foi a primeira aparição do Inter contra um time de primeira divisão, mesmo sem ser um do primeiro escalão, é o time que foi campeão do seu estado com sobras, impondo uma goleada histórica no maior rival. O que eu quero dizer com isso é que só saberemos mais tarde se este foi um bom resultado ou não. 
Se o Vitória, do Caio Júnior, incomodar, roubar pontos do candidatos a título fora de casa e manter uma apresentação regular dentro de casa, poderemos considerar este 2 a 2 um bom resultado. Agora, se ele afundar e não ganhar de mais ninguém, será um péssimo resultado. 

O Colorado também precisa de mais jogos para avaliar esta apresentação contra o Vitória, o bom seria considerar que ela foi atípica e que não conseguimos impor nosso ritmo de jogo, mas para isso acontecer, precisamos patrolar os próximos jogos. E eu como um fiel torcedor, acima de tudo, acredito que é isso que vai acontecer. 

E mais importante que qualquer resultado, é que este jogo contra o Vitória serviu para eu rever dois amigos, muy entendidos do riscado, que há tempos eu não via. Sagüi e V1 foram os parceiros destes primeiros 90 minutos de Campeonato Brasileiro, que contaram com muito mais risadas do que lamúrias pelos 2 a 2.
  

quinta-feira, 23 de maio de 2013


INÍCIO DO BRASILEIRÃO



E aí vem mais um brasileirão, esperanças renovadas e muitas chances de ver os erros do passado e fazer dar certo agora. Os velhos mantras estão sendo repetidos por aí: Todo jogo vale três pontos, a importância do primeiro jogo é igual a do último, mais vale vencer uma e perder duas do que empatar três, não ressuscitar mortos e etc.

Com isso, também veicula por aí que o Colorado está atrás de reforços, grandes nomes, como Júlio Baptista, Robinho e Luis Fabiano são os mais comentados, porém eu acredito muito mais na liga do que na contratação de um time forte. 

O que eu quero dizer com isso, que quando o conjunto fecha, todos os jogadores crescem. Os melhores momentos do Inter não se deram por causa de contratações de jogadores com brilhante futebol que seguiram brilhando com a camiseta do inter, muito pelo contrário. 

Rapidamente, analise do time base campeão da América em 2006

# Clemer - Desacreditado goleiro vindo do Flamengo, que durante toda sua carreira equilibrou milagres com frangaços, mas crescia em momentos decisivos. 
# Ceará - Nunca tinha ouvido falar dele antes de vestir a camiseta do Inter, lembro que demorou para ser titular, teve que conquistar seu espaço com muito empenho.
# Bolívar - Um péssimo lateral-direito que teve sua salvação no futebol ao ser deslocado para a zaga.
# Fabiano Eller - Um dos mais conhecidos, papou vários títulos em times cariocas, mas nunca foi nível seleção.
# Jorge Wagner - Bom meia, porém rendeu bem mais como lateral, não era jogador de nível de seleção também.
# Fabinho - Outro que eu nunca tinha ouvido falar.
# Edinho - Meu ídolo, mas execrado por muitos, começou na zaga do Inter, foi um fracasso e se achou como volante. 
# Alex - Na época ainda conhecido como Alex Raphael, um menino trazido do Guarani-SP, jogava como segundo ou terceiro homem da meia-cancha e as vezes de lateral. Não fazia tantos gols como em 2008.
# Tinga - Conhecidíssimo no nosso rincão, o mais renomado jogador daquela época, chegava muito no ataque.
# Fernandão - Desconhecidíssimo até chegar no Inter, mas desde que marcou o gol mil, demonstrou que era um predestinado.
# Sóbis - Outro que demorou para se firmar no time titular, diferente do Pato que entrou destruindo o Palmeiras, o guri de Erechim teve muitas críticas até se firmar em 2005.

Ainda tinha o craque do Juventude Michel, o Adriano, que depois que passou a se chamar Gabiru desaprendeu a jogar futebol, o Rentería, muito bom em marketing, mas o futuro mostrou que não era tudo aquilo que jogou em 2006, o Índio, na época um garoto, Rubens Cardoso e seu golaço contra o Nacional.

A maioria não seria titular no Inter de hoje e mesmo assim, aquele time era aguerrido, mordedor, não aceitava derrota e foi duas vezes vice-campeão brasileiro e campeão da América e do Mundo. Ou seja, muito mais importante que trazer grandes nomes, é dar conjunto ao time.

Boa sorte, Dunga!

P.S.: Outro dia analiso o time de 2010, mas eu, particularmente, acho o time de 2006 bem melhor, por isso usei-o como exemplo.

segunda-feira, 20 de maio de 2013


EX-CRAQUES COLORADOS EM FINAIS PELO BRASIL



Além de Danny Morais e Titi, que disputaram e perderam o campeonato, outros jogadores que já vestiram o manto esbanjaram futebol por aí.

Walter, o rapaz que comia muito xis e não sabia falar, depois de passar por Portimonense, Porto, Cruzeiro, agora está no Goiás e fez gol na final, seu time é treinado pelo velho conhecido Enderson Moreira. No elenco ainda o goleiro Renan, o zagueiro virador de suco Rodrigo e o segundo atacante com nome da filha da Xuxa, Sasha.

O Atlético-MG pegou jogadores de péssimas passagens pelo Inter para montar seu elenco: Jô, que em Minas está comendo a bola, mas aqui jogava um futebolzinho mixuruca. Alecsandro, que deixava Leandro Damião no banco, o que só não é mais absurdo que o Michel (taticamente perfeito) ser titular no lugar do Pato e o grande, ídolo, astro, Rosinei, que não é nem segundo, nem terceiro homem do meio campo, não é forte, não é rápido e tampouco inteligente, mas tá ali, levantando mais uma taça. 

Luiz Cláudio, lembram dele? o Imperador do Ceará, centroavante que se jogou 3 vezes com a camiseta do Inter foi muito, fez um golaço pelo Guarany de Sobral (?), mas não evitou a perda do título para o Vozão. Pra quem não lembra, ele é da mesma época que o Gil, ex-corinthians, deu uma enganada por aqui.

O Corinthians teve o Pato, o Botafogo contou com o General Bolívar, inclusive na seleção do campeonato e o já assunto desse blog, Andrezinho. Criciúma teve o Élton e o Daniel Carvalho, que eu nem sei se jogou, mas tá no elenco. Coritiba foi representado pelo campeão da América e adorado pelo Celso Roth, Everton. 

Finalizo com o Paysandu, que tem a honra de ser liderado pelo "da metade da taça pro" Iarley.


INCRÉDULO




Sou um incrédulo em contratações, geralmente a maioria dos jogadores especulados pela imprensa acabam não vestindo a camiseta no fim das contas. Nos tempos idos, lembro do Inter sondar um desconhecido centroavante do America-MG chamado Fred, uma novela de anos com o Aloísio Chulapa e deve ter mais gente que eu não me recordo agora. Por isso não acredito muito nem em Robinho, nem em Júlio Batista, mas se vierem ficarei muito feliz, foram jogadores que deram muito certo com o Dunga e ainda tem muita lenha para queimar.

Apesar de que, se o Damião continuar, deus queira que continue, Robinho colocaria o Forlàn no Banco, ou jogariamos com 3 atacantes e sem o Fred na meia-cancha, o que eu acho improvável. Júlio Batista a mesma coisa, ou cumpriria a terceira função do meio-campo, correndo e marcando, sei não.

Por fim, os últimos atacantes que resolveram no Colorado não foram contratações de renome e sim guris que sairam da base ou foram contratados muito novos. Em escala temporal temos:

Daniel Carvalho (2003/2004);
Nilmar(2004/2008/2009);
Sóbis(2005/2006);
Alexandre Pato(2006/2007);
Leandro Damião (2010/2011/2012/2013)

Fazem 4 anos que não revelamos um bom frente, está na hora. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

DUAS COISAS


Não vi o jogo também, mas é sempre bom ver o Grêmio perder né, acho que faltou planejamento para o coirmão, talvez se tivesse usado mais os reservas no Gauchão e ido mais cedo para a Colombia tivesse um primeiro semestre melhor.

Não menos importante, a voz do Zé Roberto é igual a do Tiririca. 
INTERNACIONAL 2 x 0 SANTA CRUZ - Copa do Brasil 15/05/2013


Não vi o jogo, por isso que o nome do blog é Nem tão Fanático, troquei o futebol por uma degustação de vinhos, no Garage, aqui em Porto Alegre. Me nego a comentar melhores momentos ou qualquer outra coisa, fico feliz que o time ganhou e pegará o América - MG e abro espaço para que os leitores postem algo melhor do que eu estou postando agora, que é uma receita de Strogonoff, com vinho roubada do primeiro site que apareceu no google.

Ingredientes

  • 600 Grama(s) de file mignon
  • 1 Unidade(s) de cebola média
  • 200 Grama(s) de champignon
  • 50 Grama(s) de extrato de tomate
  • 1 Colher(es) de sopa de mostarda
  • 2 Colher(es) de sopa de shoyu
  • 300 Mililitro(s) de vinho tinto
  • 1 Pitada(s) de canela em pó
  • 1 Lata de creme de leite light
  • pimenta do reino a gosto
  • 1 Colher(es) de sopa de óleo
  • sal a gosto
 

Modo de Preparo

  • 1. Em uma panela, refogue a cebola (bem picada) até que fique transparente.
  • 2. Acrescente a carne em cubos e temperada com sal, canela e pimenta (misture essas duas-uma na outra, antes), deixe dourar.
  • 3. Abaixe o fogo e acrescente o extrato de tomate, a mostarda, o shoyu e o vinho.
  • 4. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada até que a carne esteja macia e o molho espesso.
  • 5. Apague o fogo e acrescente o champignon e o creme de leite.
  • 6. Misture bem e verifique o tempero, corrigindo, se necessário.

terça-feira, 14 de maio de 2013

CONVOCAÇÃO 14/5/2013 - FELIPÃO



Olha, tenho lá minhas discordâncias com o Felipão, então para colocar as coisas em panos limpos, resolvi fazer minha própria escalação:

1#Muriel
2#Gabriel
3#Moledo
4#Juan
6#Fabrício
8#Sandro
5#Willians
7#Fred
10#Oscar
11#Nilmar
9#Damião

12#Renan
13#Ceará
21#Índio
14#Thiago Silva
15#Kléber
17#Edinho
22#Tinga
16#Giuliano
20#Andrezinho
19#Sóbis
18#Pato

Seleção esperta, repleta de recursos, com um time titular bem definido e reservas que podem resolver. Muriel, melhor goleiro em atualidade no Brasil. A linha defensiva mescla experiencia com vigor da juventude, enquanto a meia-cancha tem uma muralha formada por Sandro e Willians, com Fred flutuando e Oscar livre para criação. No ataque uma dupla que só pode dar samba, o ágil Nilmar com o matador Damião. 
Na reserva tu tem o Renan que é pegador de penalti, o Ceará caso eu queira entrar mais defensivo, querendo decidir na bola parada. Indio para dar experiencia no vestiário para a gurizada e o Thiago Silva, que não é o melhor de todos, mas tá lá, junto com os craques, alguns anos atrás essa vaga seria do Bolívar, certamente. 
Na volância o Clássico Edinho com o polivalente Tinga, Giuliano é outro que joga em todas do meio-campo e claro, o Andrezinho, caso a coisa encrespe no segundo tempo. Para reserva do ataque, o primor técnico Pato com o Sóbis, que não tem nenhuma qualidade gritante (Não dribla, não chuta, não cabeceia, não é rápido, não tem o passe qualificado), mas é um baita jogador. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

DANNY MORAIS DISPENSADO DO BAHIA





Eu realmente acreditei nele, depois daquela partidaça como volante, nos 8 a 1 no Juventude, com direito a gol de cabeça. Mas hoje, o zagueiro foi dispensado do Bahia, após vexatória derrota para o arquirrival Vitória. Quem segue na zaga do algoz Colorado dos anos 80 é o Titi, cria nossa, zagueiro canhoto e pesado, da mesma época que surgiu o Sidnei. 

Desejo sorte para os dois, eram jogadores que, apesar de não serem os melhores dos melhores, eram esforçados. Espero que deem certo em algum clube, se o Gum conseguiu, acredito em qualquer outro zagueiro que sair do Inter. 


E o goleiro Renan, que tá na Reserva? Tudo bem que é do interminável Harlei, mas poxa, o Renan saiu do Inter para seguir sendo reserva no Goiás, não valeria mais a pena ter seguido no Colorado?
 Tá aí outro jogador que eu gostava muito, aliás, se ele não tivesse sido vendido naquela fase espetacular que bateu recorde do Taffarel e o caramba, acho que seria nosso titular até hoje.

Mas nem temos do que reclamar, o Muriel tem cumprido com parabéns e estrelinha a meta de fechar o gol Colorado. 


domingo, 12 de maio de 2013


LISCA É MELHOR QUE O GUARDIOLA

Na falta de jogos do Inter, encherei linguiça falando dos outros e um dos assuntos que venho pensando é: O Guardiola só treina timaço, primeiro, em 2007, cai no colo dele o Barcelona vice-campeão do mundo, recheado de craques e agora ele treinará o Bayer, três vezes finalista da Champions nos últimos quatro anos.
Ou seja, ele só precisa deixar sua galera motivada e mordendo, pois tem no máximo uns 4 ou 5 times que podem fazer frente tecnicamente aos times que ele treina. Ele não precisa se preocupar se o atacante vai fazer gol, se o zagueiro não vai falhar, se o meio-campo não vai estar inspirado. 
Agora imaginem o trabalho do Lisca, que pega uns 20 cabeça-de-bagre e tem que fazer os caras enfrentar o Inter e o Grêmio de igual para igual, vide Grêmio e Caxias em 2011 e Inter e Juventude em 2013. Outro que eu acho muito bom é o Julinho Camargo, que fazia o Inter do Falcão jogar bem e foi tirado pelo Grêmio por pura sacanagem, ele simplesmente fez o pior time do gaúchão ser semifinalista. O Guardiola não faria isso, porque o XV de Campo Bom não tem o Messi pra resolver os problemas dele, não tem o Robben pra cortar na direita e bater de esquerda e aí haja treinador.

Para seguir criticando os espanhóis, também digo que o Espanhol é um Gauchão com grife, onde o Barcelona está para o Inter, joga certinho há anos, tem um camisa 10 argentino craque e uma base boa. O Real Madrid parece o Grêmio, faz contratações caras, belisca uma campeonato aqui e ali, mas quase sempre entrega a rapadura no fim das contas. 
E o Atlético de Madrid tem um Q de Juventude, não é tão bom que nem a dupla principal, mas incomoda... hmmm, ok, aqui eu acho que forcei a barra.

P.S.: Espero que entendam que isso é uma opinião hiperbólica, não levem tudo que eu disse ao pé da letra.     

sexta-feira, 10 de maio de 2013



REFORÇOS COLORADOS PARA 2013/2



Leio nos veículos da imprensa que o Inter busca um lateral esquerdo, um meia e um atacante ligeiro, fico me perguntando se são reforços realmente necessários. 

Para preencher a ala esquerda do campo contamos com dois jogadores de alto nível, o competente Fabrício e o Kléber, meio paradão mas de qualidade inquestionável (que eu aposto que o Dunga vai fazer voltar a jogar), a não ser que um dos dois tenha uma baita lesão, contratariamos um lateral-esquerdo para ser 3º reserva, põe a gurizada a jogar.

Na meia-cancha falam muito em um substituto destro para o D'ale que faça o time seguir jogando como se o Argentino estivesse em campo. Cara, se vier um jogador da qualidade do Cabezón e destro ainda, farda e põe de titular, por mais que eu goste do Fred, o nível do D'ale é anos-luz a frente. Ou seja, o reserva do D'alessandro será o Fred e a contratação badalada será o titular. Ainda acho que o homem certo para manter o ritmo da meia-cancha do Inter se chama Dátolo, já tá em casa e é só voltar a jogar o que sabe.

Atacante rápido eu acho que precisa mesmo, tem o Caio, mas ele não é ultra mega rápido que nem um Taison da vida.   

quinta-feira, 9 de maio de 2013

NEGÓCIO DE OCASIÃO


Primeiro lembro que este é um blog opinativo e não informativo, então desconheço de qualquer informação sobre o que falarei a seguir, apenas minha torcida.

Torço que o Inter contrate o Felipe Melo, gostava muito dele quando jogava na seleção, não é uma posição que estamos mega carentes, mas, ele viria a calhar, fixando William na primeira posição do meia-campo e deixando Josimar e Airton como dois reservas de alto nível. 
Li que o contrato com o Galatasaray acabou e que ele está voltando para a Juventus de beiço, pois entende que seu ciclo lá acabou. Enfim, acho que encaixaria na cancha Colorada.

terça-feira, 7 de maio de 2013

ETERNOS RESERVAS


Lembro de dois jogadores que serão eternos bons reservas, Andrezinho e Rafael Moura, mas nunca titulares. Comecei a pensar nisso quando o Andrezinho saiu daqui após ser reserva de Fernandão, D'ale, Giuliano e Oscar para ser o 10 do Fogão e aí os caras contratam o Seedorf.
 
Poxa, o André merecia ir para um time de primeiro escalão em que ele fosse o dono do meio campo, mas aí é que está, ele não é melhor que quase nenhum enganche dos grandes brasileiros, listei abaixo todos os meias que são melhores que o Andrezinho, conclusão, apenas no Vasco e no Palmeiras ele seria titular incontestável.

Com o Rafael Moura, após a listagem, vi que a situação é um pouco melhor, acho que ele seria titular no Santos, Botafogo, Vasco e Palmeiras, no Cruzeiro geraria uma disputa igual com o Borges.

INTER - D'alessandro ou Fred ou Dátolo / Leandro Damião
GREMIO - Zé Roberto ou Elano / Barcos
SANTOS - Montillo / André
CORINTHIANS - Danilo ou Renato Augusto / Guerreiro ou Pato
SÃO PAULO - Ganso ou Jadson / Luís Fabiano
CRUZEIRO - Diego Souza / Borges
ATLÉTICO-MG - R. Gaúcho ou Bernardo / Jô
FLUMINENSE - Deco ou Thiago Neves / Fred
BOTAFOGO - Seedorf / Bruno Mendes
FLAMENGO - Carlos Eduardo (em forma) / Hernane

segunda-feira, 6 de maio de 2013

INTERNACIONAL 0 (4) x (3) 0 JUVENTUDE - Gauchão 05/05/2013


Jogo bom, o camisa 2 Colorado resumiu bem a coisa, quando foi perguntado qual o porquê do 0 x 0, "Porque não jogamos sozinhos, tinha o Juventude do outro lado", que foi um time embativo e bravo, treinado pelo bom Lisca, que na minha opinião é melhor que o Guardiola. 

Juan e Moledo serão destaque do Brasileirão, a dupla entre um Experiente Atalhador com um Paredão Explosivo tem tudo para dar certo. D'alessandro que mesmo quando joga mal joga bem, guiou o time vermelho, que sempre buscou o ataque. 
Senti o Gabriel e o Willians meio nervosos, mas nada que mereça severas críticas, cumpriram suas funções. Porém, prefiro Willians na primeira e Josimar na segunda, do que Aírton na primeira e Willians na segunda.

Parabéns ao Dunga, que está ganhando tudo que está disputando até agora. Que venha a Copa do Brasil!
  

quarta-feira, 1 de maio de 2013

SANTA CRUZ 0 x 0 INTERNACIONAL - Copa do Brasil 01/05/2013

Joguinho fraco no Nordeste, Colorado não conseguiu impor seu futebol e me pareceu cansado mentalmente, os jogadores tinham preguiça de pensar numa jogada melhor e faziam o básico. O resultado zerado trás o jogo pro nosso pago, onde a história será diferente, após a possível conquista do Gauchão o Inter enfrentará a Cobra Coral regido pelo seu Maestro D'alessandro e sem o ineficiente Vítor Júnior, que após o volante Maycon, o eterno Gabiru e mais recentemente o Gilberto, é o jogador que entra sempre e sempre que entra joga mal.



Destaque positivo para o Juan, sempre faz a melhor leitura possível do jogo.


PELÉ, POESIA E AS MIL CÂMERAS

"Pode nascer um novo Zico, um novo Sócrates, um novo Kaká ou um novo Robinho, mas não um novo Pelé. A Dona Celeste e o Dondinho já fecharam a fábrica". 


Essas são palavras de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, que costuma falar de si mesmo na terceira pessoa. Edson nunca foi conhecido por ser hábil com as palavras, inclusive Romário já dizia: "O Pelé calado é um poeta". Mas nessa questão eu concordo plenamente com o melhor jogador de todos os tempos. Nunca mais surgirá um novo Pelé. 



Os motivos são relativamente simples. Todo bom jogador, depois de tomado pela mística do tempo, fica muito melhor. As pessoas costumam esquecer as más atuações e lembrar apenas das proezas. Daqui a 20 anos, ninguém vai lembrar da péssima passagem do Rivaldo pelo Milan, dos longos dias que Ronaldo passou sem marcar gols no Real Madrid ou da má fase que ronda o Ronaldinho Gaúcho no Barcelona.

Então você junta que o Pelé não era bom, era ótimo, mais a passagem do tempo que melhora tudo e, "voalá", temos o melhor de todos os tempos. Além disso, nenhum jogador hoje é bom o bastante para ser melhor que as mil câmeras que registram tudo o que acontece nos jogos. Elas sempre pegam o erro, a deslealdade ou até mesmo a sorte que antigamente não pegavam.

Se Pelé jogasse hoje em dia e cuspisse na cara dos zagueiros, como ele costumava fazer quando aplicava seus dribles, pegaria no mínimo 360 dias de suspensão. Vale lembrar que ele também quebrou a perna do jogador Kiesman, da antiga Alemanha Ocidental, e do zagueiro Procópio, do Cruzeiro. Agora imaginem isso nos dias de hoje.

Pelé é mais que um jogador de futebol, ele é uma lenda. Quando todos estivermos velhos e nossos netos vierem nos mostrar o novo centroavante da seleção brasileira, iremos dizer: "Esse não joga nada, bom mesmo era o Pelé".